segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Obrei quanto o Discurso me Guiava

Obrei quanto o discurso me guiava, 
Ouvi aos sábios quando errar temia; 
Aos bons no gabinete o peito abria, 
Na rua a todos como iguais tratava. 

Julgando os crimes nunca os votos dava,
Mais duro, ou pio do que a lei pedia:
Mas devendo salvar ao justo ria,
E devendo punir aos réu chorava. 

Não foram, Vila Rica, os meus projetos,
Meter em ferro cofre cópia de ouro,
Que farte aos filhos, e que chegue aos netos: 

Outras são as fortunas, que me agouro,
Ganhei saudades, adquiri afetos,
Vou fazer deste bens melhor tesouro. 

Tomás António Gonzaga, in 'Antologia Poética'
 

ANÁLISE: 
*Obrar significa executar, fazer. Pio seria um devoto/religioso (referindo-se também à caridade)*
Através desse poema podemos imaginar Tomás como um religioso nos primeiros versos e ao longo do poema ele se mostra irônico, tendo em vista o comportamento das pessoas de alto escalão. Também nos fala do seu modo de ser e de agir (magistrado íntegro) em Vila Rica, citada para mostrar que lá não buscou riquezas materiais, foi atrás apenas de afetos que se tornaram saudades e no fim, seu maior tesouro.

Naara Silva

11 comentários:

  1. No soneto, o eu lírico despreza os prazeres e as riquezas. Ele dá valor a outras coisas da vida, optando por aproveitar o momento. Podemos relacionar essa característica a expressão em latim "carp diem", usada no arcadismo, que significa "aproveitar o dia" e consiste em apreciar o presente e ao máximo o agora.
    Maria Clara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Neste o poema o eu lírico despreza as riquezas, ele diz que outras são as fortunas que ele adquiriu saudades e afetos, e esses serão os seus melhores tesouros.
    Maria Eduarda Porteles

    ResponderExcluir
  3. No poema,Dirceu faz referência a um discurso. "Ouvi aos sábios quando errar temia", ele declara a preferência de ouvir aos sábios,pois tinham medo de errar.
    Na segunda estrofe ele afirma que julgavam os crimes e que os votos nunca davam,era duro ou pior do que a lei pedia. Se tivesse que salvar o justo,ficava feliz. Se tivesse que punir alguém condenado, chorava.
    No soneto, como já disseram, o eu lírico despreza riquezas e prazeres, valorizando o presente. Isso é mostrado no verso "Não foram, Vila Rica, os meus projetos", representando a característica árcade "carp diem".
    Ele deixa claro que os maiores tesouros são o afeto e a saudade.

    PEDRO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  4. No soneto, o eu lírico despreza os prazeres e as riquezas, como já disseram, e fala que ele foi atrás de afetos que viraram saudades e tornaram seu maior tesouro.
    Emerson Vinhosa

    ResponderExcluir
  5. Como já disseram nas análises anteriores, o autor diz que a maior riqueza não é material, mas sim suas formas de sentimento (como a afeição e a saudade, já ditas acima) e que isso era o verdadeiro tesouro ou o maior tesouro.

    Pedro Henrique Soares

    ResponderExcluir
  6. O título do poema é obrei quanto o o discurso mim guiava. Ele que dizer que fez várias obras quando o destino lhe guiava. Isso é comprovado na 3 estrofe quando ele fala não foram vila rica meus planos

    ResponderExcluir
  7. Qual a característica que esse poema demostrar sobre o Arcadismo no Brasil?

    ResponderExcluir
  8. Através desse poema podemos imaginar Tomás como um religioso nos primeiros versos e ao longo do poema ele se mostra irônico, tendo em vista o comportamento das pessoas de alto escalão. Também nos fala do seu modo de ser e de agir (magistrado íntegro) em Vila Rica, citada para mostrar que lá não buscou riquezas materiais, foi atrás apenas de afetos que se tornaram saudades e no fim, seu maior tesouro.

    ResponderExcluir
  9. preciso fazer uma releitura desse poema e simplesmente não sei como e por onde começar, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir