quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cegueira de Olhos Abertos

A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado. 
(...) Esta mesma cegueira de olhos abertos divide-se em três espécies de cegueira ou, falando medicamente, em cegueira da primeira, da segunda, e da terceira espécie. A primeira é de cegos, que vêem e não vêem juntamente; a segunda de cegos que vêem uma coisa por outra; a terceira de cegos que vendo o demais, só a sua cegueira não vêem. 
Padre António Vieira, in "Sermões


Análise 
Neste poema padre Antônio Vieira nos leva a fazer uma reflexão sobre nossa visão de mundo, sobre o que vemos e não vemos, e o que as vezes deixamos de enxergar por não querer.
No texto ele faz utilização da ironia e da antítese, que são características muito marcantes da literatura barroca, ele satiriza quando diz sobre os escribas e os fariseus, que mesmo sendo letrados não enxergam o cumprimento das profecias (ironia), e diz também que são cegos "que vêem e não vêem juntamente" (antítese).
Eu particulamente achei muito interssante esse texto, nos faz pensar sobre como temos visto as coisas ao nosso redor, será que temos sido como os escriba e fariseus, que mesmo tendo conhecimento não enchergamos? É um pensamento bem interssante, e assim como todos os textos escritos por ele, apesar de ter sido escrito no séc. XVII são muito atuais, e encaixam-se perfeitamente com o nosso cotidiano.
Maria Eduarda Porteles

6 comentários:

  1. '' Homens com os olhos abertos e cegos''. Esse é um dos poemas mais interessantes que já li, por meio do conceptismo, jogo de ideias e conceitos que seguem um raciocínio lógico, Padre Antônio Vieira critica e ironiza a hipocrisia ao dizer que alguns cegos ''só a sua cegueira não veem''. Poema escrito há tanto tempo e se mantém tão atual !
    Naara Silva

    ResponderExcluir
  2. No poema, há presença notória de aspectos do conceptismo. Parece que o autor usa da ironia e da hipocrisia para fazer suas críticas. O texto nos leva a um pensamento sobre nós e o que enxergamos. Apesar da época em que fora escrito, até hoje pode se encaixar em nossas vidas! Pedro Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo.
    Podemos então, relacionar essa reflexão de Padre Vieira às pessoas daquela época, que influenciadas pela religião, ou até por outras causas, poderiam estar fingindo não ver certas coisas que estavam acontecendo. Como o título já nos diz bastante, "A cegueira de olhos abertos". A pior cegueira de todas, a cegueira que até nós mesmos algumas vezes, nos recusamos a admitir.
    Quanto às características barrocas presentes no texto, podemos identificar: ironia, antítese, entre outras, como já dito nas análises anteriores.
    Maria Clara Menezes

    ResponderExcluir
  4. Neste poema, o Padre Antônio Vieira nos faz refletir sobre a maneira de que enxergamos o mundo,e fala que as pessoas enxergam a cegueira dos outro porém não enxergam a sua .
    Emerson Vinhosa

    ResponderExcluir
  5. Neste poema, está presente a antítese, na qual forma um jogo de ideias contraditórias quando diz: "que vêem e não vêem juntamente". Além da crítica que nos faz, também, sobre a maneira que estamos enxergando o mundo, as coisas.
    Pedro Henrique Soares

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, pessoal! Gostei muito de tudo que li aqui!

    ResponderExcluir