domingo, 25 de setembro de 2016

Padre Antônio Vieira - Sermão da Sexagésima

Sermão da Sexagésima (1655)

Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que «saiu o pregador evangélico a semear» a palavra divina. Bem parece este texto dos livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: Exiit, porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os passos. O Mundo, aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis, nem vos paga o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos: Exiit seminare. (...) Fazer pouco fruto a palavra de Deus no Mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. Para uma alma se converter por meio de um sermão, há-de haver três concursos: há-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há-de concorrer Deus com a graça, alumiando. Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, e necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus? (...)


Análise:
O sermão possui 10 partes e trata-se da arte de pregar. Inicialmente, Padre Antônio Veira questiona o porquê da Palavra de Deus "fazer pouco fruto". Ele atribui a esse questionamento três possibilidades de resposta: as falhas podem ser do pregador, do ouvinte ou de Deus. É necessário,
- Para que uma alma se converta:

  1. Pregador - apresentar a doutrina, persuadindo;
  2. Ouvinte - compreender a mensagem;
  3. Deus - permitir a compreensão.
- Para o homem ver-se a si mesmo:
  1. Olhos - para enxergar;
  2. Espelho - para refletir;
  3. Luz - iluminar o ambiente para que se veja.
Analisando os dois esquemas, percebe-se a relação entre eles: os olhos correspondem ao ouvinte, que entra com o conhecimento; o espelho corresponde ao pregador, que entra com a doutrina; a luz corresponde a Deus que, através da graça, ilumina o entendimento do ouvinte. Para ele, a palavra de Deus era como uma semente, que deveria ser semeado pelo pregador. Por fim, o padre chega à conclusão de que, se a palavra de Deus não dá frutos no plano terreno a culpa é unica e exclusivamente dos pregadores que não cumprem direito a sua função.

Emerson Vinhosa dos Santos.

8 comentários:

  1. No sermão, o autor inicia com uma citação bíblica em latim, sendo essa uma característica de seus textos.Percebi que Padre Antônio cria um diálogo fictício com o ouvinte. Usando assim, de fatos concretos, com emoção em suas descrições reais e que parecem tentar convencer. Pedro Rodrigues.

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  2. Ao ler o texto, percebi as mesmas ideias de Pedro. Ainda assim, vejo que existe nele uma marca do estilo barroco: a figura de linguagem. Ele usa a metáfora quando diz: "pregar é semear". Percebi também que ele faz uma crítica ao modo como os outros religiosos pregavam. Maria Clara Menezes.

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  3. A critica que ele faz em seu sermão pode servir para os dias de hoje, em relação aos pastores e padres que pregam ao povo, utilizando da palavra de Deus, porém alguns não se convertem, e ele diz que isso pode ser culpa do pregador, do ouvinte ou de Deus.
    Maria Eduarda Porteles

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  4. Além da crítica feita pelo Padre Antônio Vieira, ele também nos revela aspectos interessantes a respeito da ''seara'' local onde as pessoas propagariam o evangelho (o que seria plantar uma semente nas pessoas) e isso consequentemente geraria um fruto, porém alguns já não estavam se importando em fazer isso mais. Com o diálogo estabelecido entre ele e o leitor, tenta persuadi-lo, de forma indireta, à sair da sua forma de comodismo e pregar em outros lugares, sem ser a sua nação. Concordo com as análises anteriores e achei bem interessante a iniciação do texto com uma citação bíblica em latim.
    Naara Silva

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  5. Assim como Maria Clara e Maria Eduarda, percebi que ele critica o modo da pregação feita pelos sacerdotes em geral, na qual ocasiona uma fraqueza de fé. Por esse motivo faz a colocação dos três concursos: Deus, pregador e o ouvinte.
    Pedro Henrique Soares

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  6. Estou gostando muito do blog de vocês. Este é um dos sermões mais importantes do Padre Antônio Vieira. Há ainda muitos aspectos que podem ser analisados. Principalmente as muitas metáforas que ele constrói nesse texto.

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  7. Gente, há dois problemas no título de vocês: ortografia e acentuação.

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  8. Sim professora! Editaremos o título para uma melhor "fisionomia" do blog. Desculpe-nos os erros ocorridos, foi falta de atenção.

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